Viajar no inverno não deve se resumir a curtir um clima gelado e muitas camadas de roupas, também pode significar um convite ao descanso.
Afinal o turismo de inverno ganha cada vez mais adeptos e com a proximidade das férias escolares, para os pais, é o momento perfeito para curtir e explorar novos ares ao viajar no inverno.
Claro que existem aqueles que fazem questão de viajar no inverno para onde a neve é a estrela não é mesmo?
Isso não é um problema, tendo em vista que existem opções que atendem a todos os gostos.
Viajar no inverno: das viagens romanticas aos passeios em família
Mesmo quem não é adepto a viajar no inverno para fora do país é contemplado por uma vasta opção de destinos nacionais e com as mais variadas atrações que separamos ao decorrer do texto.
Além do clima frio, a escolha de viajar no inverno também pode levar em conta a gastronomia dos destinos que pode ser decisiva na hora de traçar os melhores roteiros.
Os passeios que contam com tour pelas vinícolas são uma atração à parte para os enófilos- além do que a bebida é uma ótima maneira de elevar a sensação térmica.
Escolha o seu destino para viajar no inverno
Tendo em vista a variedade de opções e destinos, fique atento ao nosso compilado de dicas e pense bem para acertar na escolha do próximo destino.
Bora lá conferir esses lugares incríveis?
Bariloche – Argentina
As paisagens de Bariloche, além de super “instagramáveis” , são um dos destinos de inverno mais procurados na Patagônia Argentina.
O esqui e snowboard são as atrações mais famosas do destino.
A cidade que é cercada por natureza fica às margens de um lago – o Nahuel Huapi – e tudo fica coberto por neve no inverno.
As montanhas que complementam as paisagens exuberantes de Bariloche contam com uma das estações de esqui mais procuradas da América Latina – o cerro catedral que recebe 250 mil turistas por ano. Essa é uma excelente opção para viajar no inverno.
Além da neve, Bariloche conta com outras atrações, como passeios de barco e visitas a museus – dois famosos são os da Patagônia e do chocolate.
Gastronomia: típica em frutos do mar.
Viajar no inverno para Ushuaia – Argentina
Ushuaia também conhecida como “fim do mundo” por conta de estar “lá embaixo” no extremo sul do planeta!
As paisagens de Ushuaia são dignas de qualquer fundo de tela que se preze.
Cercada pela Cordilheira dos Andes, a cidade está localizada na Patagônia Argentina em uma região conhecida como Terra do Fogo – uma colina íngreme com ventos fortes e extremamente frios e onde as temperaturas são sempre negativas no inverno.
As paisagens, regadas a bosques, montanhas, rios e muita neve são propícias para lotar as estações de esqui – principalmente entre o final de junho e começo de outubro – período considerado de alta temporada.
Gastronomia – Cordeiro patagônico e frutos do mar.
Puerto Varas – Chile
Outra opção especial para viajar no inverno fica no Chile. Cercada por um dos maiores lagos do Chile, Puerto Varas é conhecida como a cidade das rosas.
A arquitetura da cidade é uma atração à parte deixada pela colonização alemã, as casas no estilo enxaimel exprimem um ar de aconchego e acolhimento.
Ponto de partida para quem deseja conhecer os Lagos Andinos, Puerto Varas também é conhecida pelo ecoturismo:
- Rafting
- Caiaque
- Trekking
Além disso, o museu municipal conta a história da colonização e é uma ótima opção para quem curte apreciar acervos históricos.
Gastronomia – mistura de pratos típicos alemães e chilenos. Salmão fresco, vegetais e frutos do mar além da variedade em vinhos.
Gramado – Rio Grande do Sul
Para quem prefere destinos nacionais, Gramado é um clássico do turismo nacional de inverno.
A cidade turística está em uma região do país onde as temperaturas despencam no inverno, tendo até alguns registros de neve – peculiares para um país tropical.
Uma estância montanhosa, Gramado conta com uma arquitetura influenciada pelos alemães.
O ecoturismo também é um atrativo:
- Passeios de barco
- Trilhas na floresta
- Alpinismo
Gastronomia – Pratos típicos da culinária alemã, italiana e colonial. Fondue e cafés coloniais são uma boa pedida.
Campos do Jordão – São Paulo
Eclética a cidade tem uma vida noturna badalada, paisagens únicas e ótimos restaurantes. É um dos destinos brasileiros mais procurados para viajar no inverno.
Localizado na Serra da Mantiqueira, o município conta com uma arquitetura de estilo suíço.
Cercada pelo Parque Estadual, a paisagem de Campos do Jordão é composta por florestas de pinheiros e montanhas, além de abrigar várias aves e animais em risco de extinção, incluindo pumas e jaguatiricas.
Uma das atrações mais procuradas em julho é o Festival de Inverno com apresentações gratuitas de música clássica.
Gastronomia – fondue, pinhão, javali e variedade de vinhos.
Agora é só escolher o melhor destino e curtir o friozinho e seus atrativos na melhor opção de viagem no inverno.
Uma dica extra de economia é viajar entre maio e junho ou final de agosto e setembro – quando a procura é menor e os preços também reduzem.
Viajar no inverno pode ser muito especial, para isso, aproveite as nossas dicas e agende o próximo destino.