Sapato Social: renovando seu guarda-roupas

Passada a fase mais crítica da pandemia e a sua presença ser solicitada no escritório, o sapato social volta a fazer parte do seu dia a dia.
5690 (1)

Se você tem um emprego que exige que você vista uma roupa mais formal, um sapato social de boa qualidade ou até aqueles mais esportivos devem fazer parte do seu guarda-roupas.

E não precisa de muito dinheiro para compor o seu look e te deixar mais elegante. Sapatos de boa qualidade podem durar décadas se forem bem cuidados e intercalados a outros modelos.

Este artigo te dará dicas dos estilos mais legais para você investir, bem como, dar um empurrãozinho na sua autoestima.

Como escolher o melhor sapato social

Vamos começar com um sapato perfeito para combinar com aquele terno super alinhado que você acabou de tirar da alfaiataria.

Ele é conhecido como Oxford, o sapato social mais clássico que existe. Se for preto melhor ainda pois a possibilidade de errar na combinação é quase nula.

O Oxford tem várias costuras o que lhe confere mais classe e sofisticação.

Outro modelo é o Derby, uma variação do Oxford, nesse caso é recomendável comprar um na cor marrom.

Essa cor deixa o sapato mais descontraído e informal aliado a um número menor de costuras que o Oxford. E é ideal para o dia a dia.

O Derby é conhecido por ter os furos do cadarço feitos em abas laterais fixadas ao corpo do calçado, permitindo um ajuste perfeito ao peito do pé. Sendo assim, é ideal para homens com essa parte do pé alta ou larga.

O terceiro é o Derby com Camurça no topo do sapato. Ele tem uma sola mais alta e larga e é um pouco mais pesado que o anterior.

Pode ser usado com um terno que tenha um corte mais moderno, uma calça de sarja e cai muito bem com calça jeans. Nos três casos ele deixa o seu visual levemente formal.

Se esse é seu estilo, use, vai ficar bem bacana em você.

Conheça outros modelos de sapatos social

Outro modelo de sapato social elegante, muito usado em vários países europeus durante o outono e inverno é a bota Chelsea.

Um pouco mais robusta que os sapatos anteriores e com cano alto, combina perfeitamente com uma calça com corte italiano, terno com corte slim e, em algumas situações, até calça jeans.

Ela deve ser usada com calças com barras um pouco mais curtas, justamente para mostrar que você está usando uma bota.

Para terno compre uma preta, para calça jeans uma marrom.

Use um sapato social mais descontraído se preferir

O Monk Strap é um sapato social que tem como característica uma ou duas fivelas de metal no lugar do cadarço, além do formato arredondado e bico levemente fino, tornando-o único.

Ele é elegante e pode ser usado com terno, calça de alfaiataria ou blaser. Sua singularidade, dá ao homem que o calça um ar mais estiloso e exclusivo. Não tenha medo de usá-lo.

Descontraia mais ainda

Agora, se você está atrás de algo mais confortável, talvez seja bom você pensar em compor seu guarda-roupas com um Mocassim.

Ele pode ser de couro ou camurça, mas jamais deve ser usado com terno. Combina perfeitamente com um ambiente social caso você possa usar uma calça de sarja bem cortada ou um jeans de alfaiataria.

Ele é muito versátil já que pode ser usado num final de semana junto com uma bermuda de sarja bem cortada.

E uma dica fundamental: NUNCA USE MEIA, mas nunca mesmo, principalmente branca, a não ser que pretenda fazer um moonwalk como o Michael Jackson no meio de um shopping center.

Outro modelo de sapato mais confortável é o Loafer, muito conhecido e, ao mesmo tempo, confundido com o mocassim clássico.

Ambos possuem características semelhantes, como ausência do cadarço e de fivelas, cabedal em couro e costura na parte de cima.

No entanto, a sola é diferente, mais rígida e se assemelha aos sapatos formais, como o Derby, com entressola e salto.

Ele oferece mais conforto e praticidade por ter apenas uma tira de couro sustentando o peito do pé.

Ficou muito conhecido por ser o calçado favorito de James Dean, e personalidades históricas, como o ex-presidente norte-americano John Kennedy.

O Loafer é encontrado nas versões casual ou social, dependendo do tipo de couro, cor e acabamento usados na confecção.

O mais escuro e polido combina com os ternos. Em oposição, o modelo em couro camurça combina com peças de alfaiataria, jeans, blazers etc.

Além disso, existem muitas variações como: penny, horsebit e tassel.

Agora que você sabe mais sobre cada modelo, aproveite para montar seu guarda-roupas com peças coringas e arrase no visual.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu