Sandálias masculinas: como usar?

3249 (1)

A atmosfera mais leve e descontraída do verão e os dias de praia, piscina e atividades ao ar livre, fazem das sandálias masculinas um calçado indispensável. São confortáveis, práticas e dão mais liberdade. Roupas mais largas, soltas e pés tranquilos…

Como usar: não é ser desleixado, é ser confortável. 

E engana-se quem pensa que são itens muito básicos que não podem ser incorporados em produções mais estilosas.

Para o consultor de moda e estilo masculino, Yuri Cunha, é impossível pensar no verão e não lembrar das sandálias. “Mas, diferente do que muitos pensam, é possível ir além dos modelos tradicionais e apostar em um visual mais estiloso. As sandálias slide, que foram um grande sucesso nos anos 90, voltaram com tudo e se tornaram um dos favoritos entre os homens, principalmente dos que buscam uma produção mais casual e esportiva, sem abrir mão do estilo. Elas podem ser encontradas em diversas cores.”

 

Na verdade, uma das vantagens é que podem ser adotados por homens de diversos estilos e em variadas ocasiões. Outro ponto que pode explicar a popularização da sandália entre o público masculino é sua praticidade, conforto e leveza. Não tem cadarços e não precisa de meias, basta deslizar o pé e sair andando com ele. Inclusive por isso, foi um dos produtos que mais foi adaptado para o home office.

Qual usar?

Existem diversos modelos de sandálias e cada um deles é mais recomendado para um estilo e ocasião. Por isso, antes de incluí-lo em uma de suas produções, fique atento a alguns detalhes, como material e design.

Papetes

As tradicionais sandálias eram usadas apenas por idosos e por quem sofria com dores ao andar. Por isso, foi renegada e transformada em símbolo da cafonice pelos mais moderninhos.

No entanto, hoje, as papetes estão com design contemporâneo, recortes e materiais diferenciados. O modelo certo pode combinar com quase tudo do seu guarda-roupa.

Birkenstock

Mistura de chinelo e sandália, a birkenstock é um calçado unissex. Costuma ter fivelas como adorno, corpo de cortiça, solado de borracha e tiras de camurça. Há também modelos de couro e plástico.

A sandália costuma ter o corpo modelado para se adequar à anatomia do pé. Também há uma pequena elevação da parte posterior do calçado, para não deixar o calcanhar escapar.

Slide

O tradicional chinelo foi muito usado na década de 1990 e praticamente esquecido nos últimos 15 anos. Porém, grandes grifes trouxeram o slide de volta para o cenário da moda. Hoje, você pode vê-lo nos pés dos fashionistas do mundo todo.

Gladiadora

Acredite sim, há gladiadoras para homens — e elas são muito bonitas! Mais curtas que as usadas pelas mulheres, costumam ter tiras de couro e cores mais sóbrias, como preto e caramelo. Esses tons neutros trazem sobriedade ao modelo mais moderno.

Tradicional de dedo

Estes são modelos extremamente versáteis e atemporais. Suas tiras com variedade de cores permite uma composição casual e muito charmosa. Sem dúvidas, é um modelo de sandálias extremamente democrático.

Quando usar sandálias?

As sandálias tendem a trazer um ar mais despojado para a sua produção e, por isso, são ideais para os dias mais quentes e para ocasiões mais casuais, como os dias de folga, home-office e bar com amigos.

No entanto, para não parecer caricato, você deve ficar atento na hora de escolher o modelo.

Se você está querendo um look suave e fresco para os dias mais quentes, as sandálias masculinas são excelentes opções. Além disso, trazem um ar mais urbano para o seu visual.

Para quem quer criar um visual moderno, o modelo slipper é o mais indicado. Têm um design descolado, esportivo e tendem a dar “up” em qualquer look básico. As mais indicadas são as de cor neutra e sem estampas ou logomarcas.

Couro é mais formal

Para os homens que gostam de usar sandálias, mas não querem perder a elegância, os modelos feitos em couro são ideais. Eles são mais caros quando comparados às sandálias mais simples, porém duram mais e têm melhor acabamento, o que dá um aspecto sofisticado – sem perder a casualidade. Para ocasiões mais formais, prefira tons neutros como preto e marrom.

Calça e sandálias, vale?

A combinação de short ou bermudas com sandálias é a melhor alternativa e também a mais popular entre o público masculino. Mas, há quem goste de ousar, apostar no look calça/ sandálias, e não há nada de errado nisso. Pelo contrário, pode deixá-lo com mais personalidade.

No entanto, é importante prestar atenção a alguns detalhes:

  1. escolha uma calça com bom caimento; 
  2. dê preferência aos modelos mais justos ou retos; 
  3. fique atento à barra da calça – a melhor alternativa é sempre dobrar e deixar os tornozelos em evidência, o que combina com a ousadia das sandálias;
  4. adote os modelos de couro, porque harmonizam melhor nesse caso.

Na parte superior, aposte em uma camiseta branca ou, quem sabe até, uma camisa de colarinho cubano.

E você, tem usado sandálias por ai?

Conte pra gente nos comentários.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu