Já se passaram alguns dias em que estamos de quarentena tentando nos tornar mais produtivos e organizados, ajustando detalhes na rotina para que o trabalho não pare. Para alguns, trabalhar em casa é algo simples. Para outros, no entanto, pode ser bastante desafiador.
Dentre tantos conteúdos que estamos recebendo ao longo deste período de reclusão, surgiram várias dicas valiosas para contribuir com o home office como: determinar um espaço para o trabalho, estabelecer uma rotina, etc.. e o que nos chama mais atenção são as temáticas de gestão do tempo.
Nosso post de hoje é sobre isso. Uma técnica que surgiu na década de 80 e pode ser muito útil para trabalhar, estudar ou tirar um projeto do papel. A técnica Pomodoro foi criada por um italiano e tem como objetivo auxiliar na sua concentração por um determinado tempo, intercalando com tempos de descanso.
A técnica consiste em utilizar um cronômetro para contar 25 minutos. O nome, inclusive, se dá por aqueles cronômetros usados na cozinha que eram em formato de tomates (pomodoro). Nesses 25 minutos, a ideia é que você se dedique e se concentre ao máximo no que está fazendo, sem distrações. Caso algum outro pensamento lhe interrompa, uma ideia ou outro assunto surja para que você resolva, anote num caderno e volte imediatamente para sua atividade inicial até que o tempo finalize.
Quando o cronômetro finalizar, proponha-se a ter 10 minutos de descanso ou fique a vontade para estabelecer o tempo que julgar adequado. Dessa forma, você garante que ficará com foco total nas atividades que precisa desenvolver e ainda evita procrastinação.
É importante que você tenha muita clareza nas atividades que precisa executar. Quando o cronômetro começar a contar, você já saberá o que precisa ser feito e assim, o trabalho irá render. Nessas horas, manter o celular no silencioso também é importante. Há aplicativos muito legais que fazem a função do cronômetro e inclusive, silenciam as atividades do celular pelos 25 minutos.
Gerencie melhor seu tempo trabalhando em casa
Estabelecer uma rotina, determinar um espaço adequado para o trabalho, definir o cronograma de trabalho do dia são importantes para trabalhar com produtividade. Além disso, procure dividir suas atividades separando os itens que são urgentes e importantes. Dedique-se um tempo nos itens urgentes e resolva-os e depois, foque no que é importante.
Há diversos programas e ferramentas gratuitas que contribuem com a produtividade. Não hesite em consultar quais deles contribuiriam para uma rotina mais produtiva no seu home office.
Seu home office tá funcionando legal? Conta pra gente nos comentários!