Home office com mais produtividade

laptop-iphone-desk-notebook-computer-smartphone-1338927-pxhere.com

Já se passaram alguns dias em que estamos de quarentena tentando nos tornar mais produtivos e organizados, ajustando detalhes na rotina para que o trabalho não pare. Para alguns, trabalhar em casa é algo simples. Para outros, no entanto, pode ser bastante desafiador.

Dentre tantos conteúdos que estamos recebendo ao longo deste período de reclusão, surgiram várias dicas valiosas para contribuir com o home office como: determinar um espaço para o trabalho, estabelecer uma rotina, etc.. e o que nos chama mais atenção são as temáticas de gestão do tempo.

Nosso post de hoje é sobre isso.  Uma técnica que surgiu na década de 80 e pode ser muito útil para trabalhar, estudar ou tirar um projeto do papel. A técnica Pomodoro foi criada por um italiano e tem como objetivo auxiliar na sua concentração por um determinado tempo, intercalando com tempos de descanso.

A técnica consiste em utilizar um cronômetro para contar 25 minutos. O nome, inclusive, se dá por aqueles cronômetros usados na cozinha que eram em formato de tomates (pomodoro). Nesses 25 minutos, a ideia é que você se dedique e se concentre ao máximo no que está fazendo, sem distrações. Caso algum outro pensamento lhe interrompa, uma ideia ou outro assunto surja para que você resolva, anote num caderno e volte imediatamente para sua atividade inicial até que o tempo finalize.

Quando o cronômetro finalizar, proponha-se a ter 10 minutos de descanso ou fique a vontade para estabelecer o tempo que julgar adequado. Dessa forma, você garante que ficará com foco total nas atividades que precisa desenvolver e ainda evita procrastinação.

É importante que você tenha muita clareza nas atividades que precisa executar. Quando o cronômetro começar a contar, você já saberá o que precisa ser feito e assim, o trabalho irá render. Nessas horas, manter o celular no silencioso também é importante. Há aplicativos muito legais que fazem a função do cronômetro e inclusive, silenciam as atividades do celular pelos 25 minutos.

Gerencie melhor seu tempo trabalhando em casa

Estabelecer uma rotina, determinar um espaço adequado para o trabalho, definir o cronograma de trabalho do dia são importantes para trabalhar com produtividade. Além disso, procure dividir suas atividades separando os itens que são urgentes e importantes. Dedique-se um tempo nos itens urgentes e resolva-os e depois, foque no que é importante.

Há diversos programas e ferramentas gratuitas que contribuem com a produtividade. Não hesite em consultar quais deles contribuiriam para uma rotina mais produtiva no seu home office.

 

Seu home office tá funcionando legal? Conta pra gente nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu