Bermuda masculina: faça boas escolhas para se vestir bem

Descubra como combinar a bermuda masculina de acordo com a ocasião. Ao contrário do que muitos pensam, a peça não é sinônimo de roupa praiana ou falta de elegância. Para comprovar isso, vamos de dicas estilosas para compor looks com bermuda.
5227033_IMG_4151

A bermuda masculina é uma peça tradicional do guarda-roupa masculino e ao contrário do que muitos pensam, a peça não é sinônimo de desleixo ou falta de elegância.

Primeiro é importante lembrar que cada um tem um biotipo. Ou seja, as proporções corporais são diferentes e para que o caimento de qualquer roupa seja mais agradável aos olhos, é essencial respeitar as formas de quem vai usar a peça.

Se tratando da bermuda masculina, existem inúmeros tipos de tecido, comprimento e estilos do traje, cada um indicado para compor looks diferentes. E lembre-se, cada estilo de bermuda é adequado para uma ocasião.

O que considerar ao escolher uma bermuda masculina?

  • Evite cobrir os joelhos

Uma dica interessante na hora de escolher a bermuda é evitar cobrir os joelhos, isso vale para todos os biotipos. O ideal é que a bermuda fique cerca de um ou dos dedos acima dos joelhos, deste modo uma imagem de elegância será transmitida.

  • Faça dobras inteligentes

Seguindo a dica de deixar a bermuda um pouco acima do joelho, é possível também dobrar a barra para que o tamanho fique adequado. Porém fique atento ao tipo de tecido e a quantidade de dobras para não soar deselegante.

Tecidos mais grossos, como por exemplo, jeans, sarja e linho normalmente sustentam bem até duas dobras e unem no look o despojado e elegante. Mas tecidos mais “moles” como moletom, tactel ou que tenham aplicações na barra não ficam bem com a dobra.

Portanto, para transmitir uma imagem mais alinhada o ideal é que se faça, no máximo, duas dobras e apenas em tecidos mais encorpados. Para bermudas muito compridas ou com tecidos leves o melhor é pedir ajuda para uma costureira e ajustar as medidas.

  • Bolsos

Para quem não usa bags e mochilas, ficar atento aos bolsos da bermuda é indispensável. Opte por bolsos que comportem os pertences de modo adequado e não deixe nada sobrando ou saltando, para não transmitir uma imagem desleixada.

  • Ajuste o caimento nas pernas

Outra questão que deve ser considerada na hora de escolher a melhor bermuda masculina é o caimento lateral nas pernas. Justamente por não existir um corpo padronizado, é comum que as vezes a bermuda fique adequada na cintura, porém deselegante no caimento das pernas.

O ideal, na bermuda masculina, é que fique um pouco largo na circunferência das coxas. Porém, se estiver sobrando muito tecido, o indicado é ajustar a sobra com a ajuda de um profissional da costura. Uma dica é sempre optar pela peça que fique confortável na cintura e ajustar a parte de baixo.

Como escolher os tecidos ideais para cada ocasião?

  • Jeans

Jeans é clássico no mundo da moda. Porém é preciso estar atento ao ambiente e ocasião mais adequada para usá-lo. O mesmo vale quando se trata de compor looks com as bermudas masculinas jeans.

Sendo assim, use e abuse da bermuda jeans em passeios casuais: shopping, cinema, almoços com família e amigos, evite usá-la em compromissos formais.

  • Sarja, linho e alfaiataria

Esses são tecidos mais elegantes e podem compor combinações destinadas a lugares que exijam mais formalidade.

Em dias quentes e ambientes formais, a bermuda masculina feita com esses tecidos, pode tranquilamente compor uma imagem mais requintada. Combine, por exemplo, com camisas e calçados mais sofisticados. Um cinto também pode ajudar a deixar a composição mais adequada.

  • Tactel

As bermudas de tactel, ou tecidos sintéticos (mais levinhos) são comumente utilizadas em ambientes campestres, praianos ou clubes. E é o ideal.

Porém uma dica de ouro para quem gosta de ousar na composição é mesclar camisas com bermudas de tactel ou sintético, uma das peças pode ser estampada. Esse é um look que cai muito bem para festas noturnas à beira mar, por exemplo.

Quais calçados combinam?

  • Tênis

Sempre uma boa pedida quando se trata de combinação com bermudas masculinas. Porém, o melhor é sempre optar por tênis de cano baixo e uso sem meias.

  • Loafers

Para compor looks mais sociais os loafers são ideais. Ouse na combinação de cores e acessórios.

  • Brogue

Por incrível que pareça, o modelo brogue cai muito bem com bermudas masculinas e shorts. Ideal para montar um visual mais clássico.

  • Docksides e alpargatas

Apesar do dockside ter raízes no ambiente náutico, conversa muito bem com bermudas masculinas e calças mais despojadas. Tanto ele como as alpargatas são uma ótima sugestão para eventos formais na praia.

  • Boots

Ainda que pareça estranho, a combinação de botas e bermuda, formam um look moderno e despojado. Desse modo, é ideal para os amantes de trilhas que podem explorar a natureza em dias quentes sem usar calça.

  • Chinelos e sandálias

Ótima sugestão para passeios ao ar livre, os chinelos e sandálias deixam o look mais confortável e despojado.

Agora você já sabe como utilizar da melhor maneira a sua bermuda masculina. É só tirar as bermudas do armário, definir o estilo que quer seguir e colocar as dicas em prática.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu