Organização pessoal: como a gestão inteligente da rotina reflete na vida

laptop-notebook-computer-macbook-writing-working-914301-pxhere.com

A organização pessoal depende da rotina e de como cada pessoa enxerga a participação na vida.

Para dar os primeiros passos e organizar a vida pessoal é importante que, de acordo com as prioridades e objetivos individuais, um projeto seja traçado e colocado em prática.

Para isso é essencial tomar nota das tarefas do cotidiano e buscar ajuda de ferramentas e profissionais capacitados.

A tendência da maioria das pessoas é procrastinar e agir conforme as cobranças surgem. Claro que não podemos generalizar, mas para aqueles que encontram dificuldades em gerenciar tarefas e definir prioridades, o stress e a sensação de incapacidade costumam ser companhias constantes.

Quais sinais indicam a necessidade de organização pessoal?

Ouça pessoas próximas. Dividir a rotina com quem tem a vida muito desorganizada gera desconforto e conflitos. Normalmente alguns comportamentos indicam se alguém precisa de ajuda para identificar a necessidade de mudanças na rotina:

Atrasos frequentes

Quem nunca chegou depois do horário marcado em algum compromisso? Mas atrasos rotineiros são um indicativo de que é necessário haver ajustes na organização pessoal. Cumprir horários, principalmente em ambientes corporativos, é indispensável para não gerar prejuízo na rotina do grupo.

Não cumprir prazos

Organização pessoal envolve todos os aspectos da vida e a maioria das coisas tem um prazo. Até os alimentos têm prazo de validade e caso a orientação dos fabricantes não seja seguida o prejuízo é certo.

Trabalho, vida acadêmica, viagens, tudo envolve prazos. Portanto quando uma pessoa não é capaz de gerenciar o tempo para cumprir prazos, dificilmente vivenciará o sucesso.

Esporadicamente algum imprevisto faz com que prazos não sejam cumpridos, mas isso não deve fazer parte rotina.

Dificuldade para encontrar itens importantes

Alguns itens são indispensáveis para exercer a maioria das atividades do cotidiano. Cartões bancários, documentos de identificação pessoal, notas fiscais, contratos de bens móveis/imóveis e de prestação de serviços, etc.

Portanto se houver dificuldade habitual em encontrar esses itens é um sinal de alerta para melhorar a organização pessoal. Viagens, transações financeiras importantes e assistência médica podem ser prejudicados pela negligência no cuidado com esses itens.

Mas ainda que alguns desses comportamentos façam parte do cotidiano é possível encontrar soluções para gerenciar melhor a vida.

Onde buscar ajuda?

A organização pessoal pode ser muito desafiadora para algumas pessoas, portanto é importante que se busque ajuda quando necessário. Para isso existem profissionais que facilitam muito o processo:

Psicólogos

Ajuda na definição de prioridades e manutenção da organização;

Personal organizer

Coopera na otimização de ambientes e desapego do não essencial;

Personal stylist

Trabalha na construção da mensagem correta transmitida através do estilo visual.

Ferramentas para organização pessoal

Além dos especialistas que podem auxiliar na personalização da ordem, existem outras ferramentas que tornam a tarefa mais fácil:

Aplicativos

Os aplicativos são aliados da vida moderna e proporcionam comodidade ao deixar tudo à distância de um clique. Os softwares ajudam a gerir a organização pessoal e podem ser encontrados de acordo com o tema pretendido, como gestão financeira, planejamento e controle (agenda online), etc.

Agendas ou planners

Que o apps são ótimos para ajudar na organização pessoal, não podemos negar, mas nem todo mundo é adepto a deixar “a vida” no mundo virtual.

Isso não impede que a gestão da rotina seja eficaz. Os planners ou agendas de papel são excelentes companhias para documentar e otimizar o cotidiano.

Por onde começar?

Organize os ambientes

Apesar dos adeptos do caos criativo, ou da frase: “me encontro na minha bagunça”, a maioria das pessoas não lida bem com as coisas fora do lugar.

Várias questões precisam ser consideradas, afinal cada ser humano é único. Mas normalmente ambientes onde o caos reina, refletem certa desordem interior, tornando inviável a realização de tarefas básicas e manuseio de itens importantes para o cotidiano.

Por isso é essencial refletir sobre o quão caótico o ambiente está, e o quanto isso diz sobre a pessoa que desfruta dele.

Planeje com cuidado

É importante pensar sobre o planejamento com muita cautela, sempre se perguntando: “será que consigo realmente cumprir tudo que pretendo planejar?”. Afinal o plano só será eficaz se as tarefas de fato forem cumpridas. Caso contrário a sensação de incapacidade e frustração será uma realidade no final de cada dia.

Anote todas as tarefas do dia

Seja online ou no papel, é essencial que as tarefas do cotidiano sejam anotadas de acordo com a prioridade de cada uma. Isso faz com que ações não essenciais e procrastinação sejam eliminadas da rotina, desse modo tudo fica mais produtivo.

Cada um define em que momento essas tarefas serão anotadas. Algumas pessoas preferem anotar o dia seguinte na noite anterior, outros optam por planejar a semana ou o mês. A ordem cronológica das anotações não interfere na otimização, o importante é ter todos os dias planejados, inclusive as folgas ou férias.

Faça listas

Crie listas e subtópicos para as atividades do dia-a-dia. Tarefas listadas facilitam a visualização. Uma sugestão para listagem de atividades é definir por onde prefere começar:

  • Mais difíceis
  • Mais demoradas
  • Mais importantes

Organização pessoal deveria ser sinônimo de qualidade de vida. Organizar e cumprir as tarefas causa sensação de bem-estar, além de aumentar a produtividade e melhorar a saúde mental. Deixar tudo mais acessível e saber onde cada coisa está, otimiza o tempo e faz com que as prioridades de cada pessoa sejam respeitadas. Afinal a única coisa irrecuperável é o tempo!

Na introdução gosto de algo bem objetivo e claro… do que se trata o texto a seguir, sabe?
Eu complementaria este parágrafo com algo como… A organização pessoal pode refletir em diversos aspectos da vida e para isso, é importante cuidar de alguns pontos como: x, y, z.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu