Como escolher um café especial?

table-cafe-coffee-flower-restaurant-home-114095-pxhere.com

Não há duvidas que o café é uma das bebidas mais queridas no mundo todo. E para agradar todos os gostos, foram criados alguns tipos de café ao longo dos anos.  Dentre os tipos de café mais conhecidos, destaca-se o café especial, o melhor café do mundo.

Pelo nome já dá para imaginar que o café especial é um tipo nobre e exclusivo, não é? Para te ajudar a entender as características marcantes desse café, vamos te explicar primeiro os tipos de grãos bem como de cafés que existem. Confira!Parte inferior do formulário

Café – Classificação e Qualidade

Os grãos do café são classificados em duas espécies, a Arábica e a Robusta.  Os grãos da espécie Arábica possuem mais aroma e sabor.   Já os da espécie Robusta possuem maior teor de cafeína, ou seja, o seu amargor ao paladar é mais acentuado.

Qualidade

Em relação à qualidade, o café é definido como tradicional, superior, gourmet e especial.

Os tipos tradicional, superior e gourmet são de responsabilidade da ABIC (Associação Brasileira da Industria do Café). E o tipo especial é de responsabilidade da SCA (Specialty Coffe Association).

Além disso, para definir a qualidade do café, é utilizado uma pontuação que varia de 0 a 10.

·         Tradicional (4,5 a 6)

Apresenta qualidade baixa, com até 20% dos grãos defeituosos, assim como torra excessiva.   O café tradicional realiza a mistura das espécies dos grãos, recebendo assim 30% de grãos da espécie robusta.

·         Superior (6 a 7,5)

O café superior possui qualidade regular, com até 10% dos grãos defeituosos. Além disso, esse tipo de café também realiza a mistura dos grãos. Mas, ele aceita no máximo 10% de grãos da espécie robusta.

·         Gourmet (7,5)

O café gourmet apresenta 100% dos grãos da espécie Arábica e não defeituosos.  Por conta do processo criterioso de seleção dos grãos, o café gourmet possui sabor bem como aroma mais elaborados.

Café especial

O café especial chama atenção no mercado. Ele recebe o título de especial por ter suas características únicas elevadas ao extremo, tais como:

  • Grãos 100 da espécie Arábica
  • Origem controlada
  • Zero defeitos
  • Alto controle de qualidade, assim como de armazenamento

O café especial possui um elevado padrão de qualidade, pois os seus grãos não apresentam quebra.  Além disso, na escala de qualidade da SCA que varia de 0 a 100 pontos, o café especial possui nota de 80 a 100.

Essas características são decorrentes dos processos extremamente criteriosos que ocorrem desde o plantio, até a torragem dos grãos.    O objetivo de todo esse cuidado com o café especial é valorizar ao máximo as notas sensoriais. Ou seja, ressaltar a fragrância, bem como o aroma, sabor, doçura e acidez.

Além disso, outras notas que se destacam nesse tipo de café são o corpo e o sabor residual. O corpo é a sensação de bebida encorpada.  Já o sabor residual é a sensação marcante deixada no paladar após a ingestão do café especial.

Método de preparo

O modo de preparo em si não é capaz de influenciar na qualidade do café. No entanto, ele pode destacar as características dessa bebida.

Para preparar o seu café especial do modo perfeito, veja as nossas sugestões abaixo.

  • Infusão: O preparo por infusão, permite que você deguste um café encorpado, bem como saboroso e com alto teor de cafeína.
  • Coado: O café coado proporciona uma bebida leve, com encorpacão mediana, sem resíduos e sem qualquer rastro de amargor.
  • Expresso: A opção de café expresso, proporciona um café forte de sabor forte, assim como muito marcante.

Dicas para comprar o café especial

Caso você opte por comprar o seu café especial, é preciso se atentar a alguns pontos:

  • Confirme na embalagem se a composição dos grãos é 100% arábica;
  • Pesquise sobre o nome bem como o trabalho do produtor;
  • Verifique se a embalagem possui válvula de liberação do ar;
  • Procure por fornecedores especializados nesse tipo de café;
  • Confira a data de fabricação.

Além disso, o recomendado é consumir o café especial no máximo em 90 dias após o processo de torra.  Você pode optar por comprar o café especial em grãos, pois assim ele fica mais fresco bem como preserva suas características por mais tempo.

Gostou do post? Já sabe como preparar seu café especial? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu