Revelamos o segredo: descubra como inovar em um mercado de trabalho tão competitivo

Revelamos o segredo descubra como inovar em um mercado de trabalho tão competitivo

Nos últimos anos o mercado de trabalho vem se ajustando para melhor atender todas as transformações, culturais e digitais, que a sociedade vivencia nos dias atuais. E essas mudanças impactam diretamente o comportamento de empresas x funcionários.

Muitas pessoas deram adeus aos antigos padrões de trabalho. Não é à toa que de 2015 a 2019, o número de startups no Brasil aumentou 207%, passando de 4.151 para 12.727, mais que o triplo, segundo informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Somos considerados pela consultoria McKinsey “um país de empreendedores” representando 39% da população economicamente ativa do país como proprietárias do próprio negócio.

De olho nesse cenário extremamente competitivo podemos concluir que a Transformação Digital é um caminho sem volta. Estar atento às principais tendências do mundo online é fator decisivo para sair na frente e calçar suas conquistas.

Veja agora 3 maneiras de inovar e se destacar no mercado de trabalho:

Dedique-se a construção de sua Personal Branding: cuide daquilo que é mais importante no seu negócio – sua marca pessoal. Ter uma boa marca pessoal vai muito além de compor o seu visual com roupas e sapatos elegantes. O seu estilo, com certeza, conta muito na hora de criar uma identidade para a sua marca, porém ele não é o único responsável por fazer com que você se torne singular e se diferencie dos demais. A marca pessoal é a forma como somos percebidos pelos outros: o modo como você fala, a forma como você escreve um e-mail, seu comportamento, seus desejos e suas crenças, dizem muito mais sobre você do que apenas o seu jeito de vestir. Por isso, tenha em mente quem você deseja atingir e a partir desta definição trace os seus objetivos com clareza para que cada vez mais as pessoas se aproximem de você por aquilo que você realmente é.

Seja um agente de inovação: compartilhe informações relevantes para o público do seu negócio. Vivemos na era da reciprocidade, as pessoas se tornaram adeptas a um dos principais gatilhos mentais citados por Robert Cialdini em seu livro – As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar. De acordo com Robert a regra da reciprocidade consiste em “retribuir, na mesma moeda, o que outra pessoa nos concedeu”.  Nunca se teve tanto acesso à informações como temos atualmente. Mas nem sempre estas informações compartilhadas são relevantes, e elas acabam não criando conexão com seu verdadeiro público. Compartilhe seus passos e conte para as pessoas quais os aprendizados você encontrou durante o caminho. Todo mundo gosta de se conectar com aquilo que é real.

Honre sua autenticidade: pertença somente a si mesmo e a mais ninguém. O valor de pertencimento é algo intrínseco em nossa marca. Sabemos o quanto algumas pessoas podem ser superficiais e, por isso, te convidamos a honrar e defender com todas as suas forças o seu bem mais precioso: sua verdadeira essência. Construa a sua marca pessoal e a sua narrativa com a liberdade de poder ser quem você é. Utilize a sua história como referência para se destacar e não se esqueça, é claro, de suas origens e também de sua famiglia.

Depois de entender melhor um pouco mais a respeito das tendências do novo modelo de mercado de trabalho, você se sente preparado para colocá-las em prática? Lembre-se sempre que seus pés são os únicos responsáveis por traçar seu caminho.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu