O poder dos feedbacks no universo da gestão (e em qualquer outro!)

you-x-ventures-LR5CYw3AQNo-unsplash

Qual a sua relação com os feedbacks? Você conhece o poder dessa ferramenta? Ou é daqueles que ainda acredita que um feedback está quase sempre relacionado a “algo ruim”?

Happy Marlon Brando GIF - Find & Share on GIPHY

Nessa matéria vamos falar de maneira muito leve e objetiva sobre o poder do feedback, observando três pontos importantes: o que é (de verdade), o que ele não é (e como ele deve funcionar) e finalmente, os resultados que você pode alcançar com ele caso você faça do jeito certo!

Vamos lá?

Happy Chris Pratt GIF - Find & Share on GIPHY

Afinal, o que é feedback?

Não, feedback não é “dura”. Feedback é uma forma de ajustar, melhorar, elogiar, celebrar esforço ou um movimento de sucesso, potencializar talentos e principalmente, ajudar pessoas.

Isso mesmo, o feedback não funciona apenas no universo corporativo. Ele pode ser uma ótima ferramenta para você em qualquer ambiente. Pense no feedback como uma ponte móvel. Ok, talvez seja meio difícil carregar isso por aí, mas o que estamos querendo dizer é que ele te ajuda a transpor barreiras e a chegar em novos lugares!

Como o feedback funciona.

Existem alguns questionamentos que você pode se fazer antes de dar um feedback a alguém, que irão te ajudar a saber se ele irá funcionar ou até mesmo se você está querendo dar um feedback ou apenas fazer uma crítica:

ELE DEVE TER A INTENÇÃO DE AJUDAR

Caso contrário, por que pontuar? Quando você dá um feedback sua única intenção deve ser auxiliar aquela pessoa a melhorar algum comportamento ou processo.

ELE DEVE SER CLARO

A essa altura você já deve estar familiarizado com o quanto a famosa “fórmula do sanduíche” é fraca e não funciona, certo? Pois bem! Essa e outras formas de “amenizar” um feedback de orientação ou corretivo, por exemplo, só o tornam mais falho. Para que um feedback surta efeito, além da intenção de ajudar e muito respeito ao falar, você precisa ser claro, objetivo.

ELE DEVE SER ESTRUTURADO

Não dê feedback’s cuspidos ou em horas inoportunas. Pare, respire, pense e escreva se precisar, mas tenha certeza de que você sabe o porquê, como e o que deseja extrair de uma conversa na qual você irá dar esse feedback.

O PODER DO FEEDBACK

Strong The Rock GIF by Baywatch Movie - Find & Share on GIPHY

Feedback real e com intenção de ajudar, transforma relações. Só quem se importa o suficiente, toma minutos ou até mesmo horas de seu precioso tempo para alertar, orientar ou tentar ajudar alguém dando um feedback. Quem está do outro lado, se desenvolve e você pode ter certeza, será muito grato(a). Essa troca gera mais confiança, proximidade e compreensão mútua. Agora imagine por exemplo, que você tenha que dividir um grande problema com um funcionário recém chegado ou com um parceiro para o qual você já deu vários feedbacks. Com qual dos dois você se sentiria mais confortável? Bingo!

Você pode até pensar que a cultura do feedback é um atraso em certas ocasiões, mas ao implementá-la no seu escritório ou mesmo em casa, perceberá que ela é também a cultura do avanço, e que situações que repetidamente atrapalham a produtividade e o desenvolvimento de sua equipe ou relacionamento, irão aos poucos se transformar, melhorar.

Feedback é para os fortes. E não porque ele é pesado ou difícil de administrar, mas sim porque ele requer um empenho que só quem coletará seus benefícios um dia consegue ter.

Steve Carell GIF - Find & Share on GIPHY

Até a próxima matéria!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu