Moda e Tecnologia: o futuro chegou!

A tecnologia influencia a evolução da moda e vice-versa. As duas influenciam a sociedade. E a sociedade se beneficia de ambas.
laptop-computer-mobile-writing-hand-screen-714525-pxhere.com

A moda e a tecnologia alcançaram uma simbiose no fim da idade média. Acima de tudo, elas vem ajudando a humanidade a evoluir ao longo desse período, mesmo que com alguns tropeços e desvios.

Além disso, uma não vive sem a outra. São dependentes. Na moda isso pode ser notado na evolução dos materiais empregados e a tecnologia embarcada em cada peça.

Já a tecnologia por si só não tem vibração, é sem sal. Em contrapartida, quando agrega valor e design contemporâneo a um produto, chega muitas vezes a ser considerado uma verdadeira obra de arte.

Moda e tecnologia juntas para um mundo mais fashion

Group of diverse people using smartphones

 

Além dos tecidos de ponta, existem também os produtos vestíveis, os aparelhos tecnológicos, e, por último, os apps que te mantém na moda.

No setor de tecidos tecnológicos, produzidos a partir de fibras sintéticas e com diversas propriedades que garantem a segurança e o conforto do usuário, temos:

Anti-UV

Proteção contra os raios ultravioletas, podendo chegar até FPU 50+. A princípio, essa tecnologia é aplicada em roupas esportivas, usadas por atletas de ponta, mas está cada vez mais próxima do consumidor comum.

Antichamas

Evita a combustão e que o fogo se alastre. Portanto, usado principalmente por profissionais expostos a situações que envolvam fogo.

Supermicrofibra

Oferece conforto térmico e performance para diversos segmentos de moda. Além disso, seca rapidamente, tem resistência, alta durabilidade e cores vivas.

Antibacteriano

Inibe a proliferação de fungos, bactérias e elimina odores, ou seja, garante a higiene, o conforto e o frescor. Muito utilizado em peças de moda praia e fitness.

Hidratante

Com microcápsulas de Aloe Vera, ativadas durante o uso. Tem ação regeneradora, anti-inflamatória, energizante e, acima de tudo, hidrata a pele.

Resistente ao cloro

Esse tipo de tecnologia aumenta a vida útil da peça mantendo sua elasticidade.

Impermeável

Não deixa a água penetrar nas fibras do tecido, evita manchas e garante a respirabilidade da pele. Além disso, mantém as cores vivas por maior tempo.

Tecnologias vestíveis

Ninguém mais usa um celular apenas para fazer ligações, aliás, é o que menos ele faz. Nem os relógios servem apenas para ver as horas.

Conhecidas por wearable, as tecnologias vestíveis são aquelas em que é possível, literalmente, utilizá-las no corpo, como roupas, sapatos, relógios, etc.

Grandes empresas estão cada vez mais apostando em novidades usáveis. Entre elas estão: pulseiras, braceletes, relógios, óculos, anéis, entre outros dispositivos que podem ser acoplados ao corpo.

Esses vestíveis reúnem diversas funções:

  • Sincronizam;
  • Alimentam diferentes dispositivos;
  • Armazenam as informações coletadas na nuvem.

A Zenta, por exemplo, é uma pulseira que funciona como um orientador pessoal, dando dicas sobre você e seu estilo de vida, baseado em informações das suas redes sociais, agenda e locais que você frequenta.

O Google Glass, que não pegou, mas um dia volta, é um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada.

Ele é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e ainda realizar videoconferências.

Monitoramento da saúde

Monitoram a qualidade do sono, temperatura, nível de estresse, quantidade de passos, exercícios físicos, e muito mais.

Incentivo à prática de exercícios físicos

Disponibilizam informações sobre atividades físicas como o desempenho e os benefícios do exercício praticado.

Moda e tecnologia

Relógios que calculam desenvolvimento corporal são exemplos de tecnologias vestíveis.

Carga por meio de energia mecânica

Possibilita a geração de energia por meio de movimentos corporais, que pode ser utilizada para carregar relógios e celulares.

Entre as inovações mais marcantes no mundo estão os uniformes de enfermagem que ajudam o paciente a manter a postura correta e um sistema vestível para evitar problemas de estresse relacionados ao trabalho.

Moda e tecnologia através de apps

Haute (Android, iOS)

O Haute tem um objetivo de garantir que você não use cores conflitantes. A simplicidade do aplicativo transforma-o num item obrigatório para qualquer pessoa que tenha dificuldades com o que vestir pela manhã.

Stylebook Men (iOS)

Stylebook faz sugestões inteligentes sobre o que você deve usar. Além disso, utilizar o formulário de calendário ajuda a evitar a repetição de roupas regularmente.

Ele é também um aplicativo de compras, anotações para roupas, ideias de shuffle de roupa, entre várias outras funcionalidades.

Sabendo mais sobre moda e tecnologia você fica assustado ao perceber que a tecnologia embarcada em suas roupas e acessórios está cada vez mais invasiva ou se sente mais seguro?

Independente da sua resposta, essas inovações vieram para ficar e vai ser difícil escapar delas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu