Estilo Masculino: Barba que chegou para ficar

man-person-photography-glass-male-model-16363-pxhere.com

Deixar a barba crescer pode ser uma decisão difícil, principalmente se levar em conta opiniões femininas. Mas, se você está convicto a bancar o visual mais sério, trazemos aqui dicas para manter o perfil alinhado, sem cara de sujeira ou desleixo.

O barbeiro Dhannyllo Guimarães começou a cortar cabelos profissionalmente aos 17 anos e hoje com 23 anos de trabalho profissional revela um pouco dessa vivência.

“Por muitos anos, a maioria dos homens nos procurava para raspar a barba. Apenas os advogados pediam uma coisa mais desenhada, partindo das costeletas e deixando a barba mais ‘gordinha’’’, conta ele.

A maior dificuldade, segundo o barbeiro, é quando a pessoa tem poucos pelos no rosto e quer uma barba fechada. “Não vai acontecer. Uma de nossas funções principais é orientar o cliente quanto ao formato da barba que mais combina com o cliente, lenhadora, viking…”

Abaixo, segue uma lista com os tipos de barba possíveis, os formatos de rosto com os quais elas combinam, dicas para manutenção e as mensagens que estão por trás da sua escolha favorita.

Existe algum formato de rosto que não combina com barba?

Rostos muito arredondados não ficam bem de barba, pois os pelos dão ainda mais volume à aparência. Mas se você quiser usar mesmo assim, lembre-se de aparar os pelos sempre acompanhando as linhas do rosto.

A idade interfere?

Quem fica melhor de barba: homens mais novos ou mais velhos? A idade interfere sim. Os homens mais novos ficam melhores de barba, aparentam ser mais maduros.

E cavanhaque, qualquer homem pode usar?

Homens com rosto quadrado ficam muito bem de cavanhaque. Mas quem for adepto dos pelos no queixo deve lembrar que o cavanhaque é mais um elemento que dá volume ao rosto.

As costeletas ainda são usadas hoje em dia? 

As costeletas são usadas na medida de três dedos. Elas suavizam a expressão de quem tem o rosto muito redondo ou o queixo muito comprido.

O corte de cabelo interfere na forma como a barba deve ser feita?

Sim. O cabelo muito baixo, por exemplo, não fica bom com barba comprida e cerrada. Já o cabelo com 5 ou 6 dedos de comprimento fica muito bom em barbas cerradas, mas o homem precisa ser magro e alto. Cabelos enrolados pedem barba com máquina 2, muito bem feita e com as linhas bem delineadas.

E o bigode: com que formato de barba e rosto ele cai bem?

O bigode já não se usa mais com tanta frequência. Nos homens de buço largo, entretanto, ele é essencial, porque harmoniza melhor as proporções do rosto. Se este não é o seu caso, evite. O bigode envelhece o visual.

Usando a navalha, a barba deve ser aparada com que intervalo? 

Uma vez por semana é o ideal, para lâmina e navalha. Mas vale ressaltar que os dois métodos mudam a posição do pelo, encravando. Se o homem não tiver paciência de cortar a barba com a lâmina ou navalha a favor da direção do pelo e não escanhoar sempre, vai acabar ficando com a pele sensível e sempre machucada.

Higiene e cuidados

Engana-se quem pensa que, para manter o estilo barbudo, basta deixar os fios crescerem. A falta de cuidados com a pele do rosto ou o uso de produtos não indicados para esta área do corpo podem fazer com que a barba se torne ressecada, com caspa, descolorida ou mesmo incômoda, uma vez que a pele seca provoca coceira.

Veja como cuidar da barba:

Limpeza

A primeira dica para manter a barba sempre saudável é diminuir a temperatura da água durante o banho. Isso porque, a água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele formada por água e gordura. Com isso, o tecido sob a barba passa a ficar com aspecto ‘rachado’, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação.

Proteção solar

Outra dica da especialista em estética é evitar a exposição solar direta, especialmente nos dias posteriores ao uso de lâminas, já que a pele estará mais sensível. É interessante aplicar protetor solar na barba porque os raios solares abrem as cutículas dos pelos e fazem com que os fios fiquem mais claros e quebradiços.

Utilize produtos específicos

É recomendado, ainda, higienizar a barba com água micelar, uma vez que “o produto atrai e expele partículas como o sebo, poeira e até partículas de pele morta, o que mantém a barba sempre limpa”, explica a especialista.

Jamais utilize shampoos ou condicionadores capilares na barba. Este tipo de produto possui ativos que removem a oleosidade do couro cabeludo, mas não funcionam da mesma forma com a pele do rosto.

Hidratação

Ao fim do processo, invista em um óleo específico para a barba, indicado para evitar o ressecamento e a descamação da área.

Gostou das nossas dicas? Comente aqui o que você acha desse estilo para os homens!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu