Barba: 5 dicas para deixar os pelos do rosto com brilho e bem cuidados

hair-facial-hair-beanie-clothing-beard-knit-cap-1518919-pxhere.com

Os adeptos da barba nunca saem de moda. Mas não basta ostentar uma barba longa, é preciso cuidar dos fios.

Para quem tem barba maior ou deseja deixar crescer, existem alguns cuidados para manter a “cabeleira” bonita, saudável e estilosa.

Como cuidar da barba?

É preciso uma rotina diária de atenção à barba. Confira 5 dicas de cuidados que precisam fazer parte da rotina dos fãs e adeptos da barba:

Limpeza

Parece óbvio, mas é preciso dizer que os pelos da barba têm que ser bem lavados diariamente. Usar produtos específicos para esse fim deixa os fios mais bonitos e saudáveis.

Com esse cuidado básico é possível evitar que a pele fique com aspecto oleoso e acumule impurezas.

É importante manter a barba sempre bem seca, principalmente após a lavagem. Isso evita a queda dos fios e a propagação de fungos e caspas.

Uma dica é usar secador em temperatura ambiente para não queimar a barba e deixar os pelos ressecados.

Use creme pré e pós barba

Manter a barba sempre feita exige uso constante de lâmina, todavia isso pode agredir a pele.

Para amenizar os efeitos da lâmina, é indispensável o uso de creme de barbear que ajuda na preparação da pele.

Além do creme de barbear, outra dica é fazer a barba depois de um banho quente já que os poros estarão abertos pelo calor, facilitando deste modo a retirada dos fios.

Deixe o uso das toalhas quentes para os barbeiros profissionais, pois pode ser perigoso usar a técnica de forma errada e acabar queimando os fios ou a pele.

Depois de terminar de barbear é importante fechar os poros que foram abertos usando um creme pós-barba, ou compressas com água gelada, assim a pele não fica exposta à machucados e ressecamento.

Barba para todos os estilos

Em 2022 a tendência é barba mais “desenhada”, mas listamos alguns estilos que ainda permanecem no universo masculino:

Barba baixa

Apesar de ser mais fácil cuidar, os pelos mais curtos precisam ser aparados com maior frequência. Alguns optam também por deixar crescer o cavanhaque para combinar com esse tipo de corte.

Barba viking ou lenhador

Indicada para quem deseja dar um aspecto mais fino ao rosto, a barba lenhador tem uma finalização mais “desenhada” e reta.

Barba redonda

Deixa mais visíveis as características do formato do rosto. Com estilo mais despojado, a barba redonda pode ser aparada com um intervalo maior.

Cavanhaque degradê

Ao contrário dos anos 2000 o que se vê atualmente são cavanhaques com cortes em degradê. Quem opta por esse estilo precisa de manutenção constante para deixar os fios “desenhados”.

Barba grisalha

O charme dos fios brancos invadiu o rosto e ganhou admiradores. Além dos cuidados rotineiros, os grisalhos precisam usar produtos que tonalizam a barba para não deixar os fios amarelados e com aspecto de mau cuidado.

A arte de barbear

Independente do tipo de barba escolhida, um fato é que as barbearias também fazem cada vez mais sucesso.

Uma das profissões mais antigas da sociedade, está em alta. Evidências históricas mostram que os primeiros barbeiros surgiram na Grécia no século III antes de Cristo.

Naquela época apenas a nobreza tinha acesso aos serviços. Barbas e cabelos longos eram sinônimo de honra e sabedoria.

Atualmente a profissão se popularizou e ganhou destaque ao adotar técnicas cada vez mais requintadas para deixar “à gosto do freguês”.

Barba uniforme

Um problema frequente para os homens que gostam de manter a barba bem cuidada é o fato dos pelos não nascerem de forma uniforme, deixando falhas no rosto.

Mas isso pode ser amenizado com alguns hábitos que não exigem uso de medicamentos.

Atividades físicas

Exercícios estimulam a produção de testosterona, hormônio que influencia no crescimento de pelos.

Consumir vitamina B

Alguns alimentos são ricos em vitaminas do complexo B que são essenciais para que a barba cresça mais rápido. Carnes, castanhas, leites, ovos, frutas e alguns peixes podem ajudar se incluídos na dieta.

Cuidar da pele

Usar sabonete esfoliante para o rosto pelo menos uma vez na semana remove células mortas e estimula os folículos na produção de pelos.

A hidratação com cremes e produtos específicos para o rosto também devem ser usados diariamente.

Além disso, usar óleos com propriedades que combatem fungos e bactérias ajuda a manter uma barba com pelos saudáveis e bem cuidados.

Portanto, manter uma barba bonita com aparência saudável é possível para todos, basta ter disciplina na rotina de autocuidado.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu Comentário

Fechar Menu